-
Arquitetos: EV Arquitectos, EstudioFES
- Área: 228 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: AutoDesk, Budnik, CHC, Cintac, Maderera nacional, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo consistia em projetar duas casas em uma única unidade, localizadas em uma colina que dá para um grande jardim na face norte e para vistas distantes na face sul. Uma das casas será habitada por uma família que vive permanentemente e a segunda, por uma família que a visita esporadicamente.
A proposta organiza as duas unidades no sentido leste-oeste sob uma mesma cobertura, conectadas por um espaço intermediário com uma cobertura translúcida, configurando a circulação como peça fundamental de ordem e acesso para ambas as unidades.
Uma das unidades está orientada para a face norte e a outra para sul, propiciando a cada uma, uma relação única com o exterior. Ambas as unidades obtêm boa insolação e ventilação para enfrentar à elevada oscilação das variáveis climáticas entre o inverno e o verão.
O vão simples e a altura da cobertura permitem gerar volumes compactos que ajudam a controlar os aspectos climáticos acima descritos e, ao mesmo tempo, geram um espaço generoso para a conformação das áreas comuns. O interior de cada unidade é organizado em torno de um espaço central de pé direito duplo, para o qual convergem os cômodos secundários de uso privativo, potencializando a vida da comunidade.
A madeira de pinho de cipreste local, endurecida no campo, foi utilizada para a elaboração da estrutura e revestimento exterior da casa. O telhado e a parede sul foram revestidos com zinco preenchido, devido à maior exposição à umidade. O interior da casa foi revestido com pinho em um acabamento em pintura diluída e esbranquiçada, que realça a iluminação, mas mantém o calor da madeira.